30 de maio de 2016

Vikings


ACORDANDO JOGOS

VIKINGS - explores novas ilhas, povoe cada uma com Vikings especialistas e combata os Barcos invasores. Sim, cuidado com a alimentação de todos! No fim, isso pode dar grandes surpresas.

Este boardgame é uma das grande criações de Michael Kiesling, um parceiro fiel de Wolgang Kramer (El Grande, Tikal, Mexica, etc).

O Vikings é um jogo de simples montagem e aprendizagem, e com um ótimo equilíbrio de sorte e estratégia.

SETUP

O jogo tem um tabuleiro central que contem uma rondel, que gira, e serve como indicador de preço para cada conjunto de Tile e Meeple que fica ao seu redor.

Alem disso há 6 montes de tiles de Ilhas/barcos com 12 tiles cada monte.

O jogo tem 6 rodadas, que são exatamente os 6 montes de tiles. Se colocou o último monte de tile ao redor da rondel, ativou o fim do jogo, e será a última rodada.

Cada jogador recebe:
  • seu mini tabuleiro em formato de L, que é colocado de cabeça para baixo! Aonde vai montando suas ilhas e colocando seus Vikings adquiridos;
  • um tile de inicio de ilha;
  • moedas (30, 25, 20), para (2, 3, 4) jogadores;
  • dois cubos marcadores (um para a trilha de pontos no tabuleiro principal, começando com 10 pontos, e outro fica no mini tabuleiro para ajudar a lembrar qual sua cor);
  • um folheto resumo das pontuações que ocorrem nas rodadas e a pontuação final.
Para começar o jogo, se escolhe o primeiro jogador, e ele ganha o marcador de primeiro jogador.

SEQUÊNCIA DE JOGO

Cada rodada segue os seguintes passos:

1º O primeiro jogador pega a 1ª pilha de tiles e vai colocando uma a um ao lado da rondel, seguindo as regras:

A) se o tile for de ilha, ele é colocado em ordem crescente de preço, (0, 1, 2, 3,…);

B) se o tile for de barco, ele é colocado em ordem decrescente de preço (11, 10, 09, …);

2º Em seguida se retira do saco aleatoriamente 12 meeples de Vikings de vários tipos (cores), e os colocam na borda da rondel, seguindo uma sequencia de cores (azul, amarelo, verde, vermelho, preto e cinza);

3º Começa a compra de todos os conjuntos (tiles+ meeples), pelo preço mostrado em cada setor da rondel. Essa fase só termina quando todos jogadores tiverem comprados todos os conjuntos (tiles + meeples);

A) começando pelo primeiro jogador, ele deve comprar qualquer conjunto, pagando o seu valor para o banco;

B) para se comprar o conjunto de valor “0” só se o seu meeple for o único daquela cor, ou você estiver sem dinheiro algum;

A qualquer momento você pode trocar pontos por dinheiro (1:1);

C) caso o conjunto de valor “0” for comprado, a rondel é girada no sentido horário até que o valor “0” esteja num conjunto de tile + meeple; dessa forma barateia o valor dos conjuntos restantes;

D) após a compra, o jogador deve imediatamente encaixar esse tile no seu tabuleiro de formato L.
  • lembrando que se for um tile de navio, ele tem que ficar na sua linha correspondente, e se for os 3 primeiros navios, pode ficar em qualquer das 3 posições marcadas no mini tabuleiro. 
  • e os barcos atacam todos os meeples que estiverem abaixo dele, impossibilitando de produzirem, exceto se tiver um Guerreiro abaixo do barco, que faz com que o barco deixe de atacar os meeples abaixo, e passe a dar pontos/ouro.
  • se for um tile de ilha, tem que ver se ele é de inicio, meio ou fim de ilha, para poder encaixar de forma correta em qualquer uma das linhas;
  • o meeple que veio junto, terá que, ou ser colocado no tile de ilha que acabou de ser colocado (somente se o tile de ilha estiver na linha correspondente a cor do meeple; ou então será colocado no canto superior do seu mini mapa, no desenho do barqueiro. Ele só poderá sair de lá para um tile de ilha vazia, na linha certa, no fim da rodada, quando se pode usar os barqueiros para levar ou: todos de uma única cor; ou 1 de cada cor. Descartando o barqueiro.
Vai se fazendo essas compras obrigatórias até acabarem os conjuntos.

Ao se terminar as compras dos tiles/Vikings, ocorre, dependendo da rodada:

A) as rodadas impares (1, 3, 5): chamada de pequena pontuação, aonde só se pontuam os Vikings Ourives (amarelos) ativos (nas ilhas). Cada Ourives produz 3 moedas.

B) as rodadas pares (2, 4, 6): chamada de grande pontuação. Segue uma ativação top-down de todos os tipos de Vikings, começando pelos Barqueiros, seguindo pelos barcos que foram rechaçados pelos Guerreiros, depois os Nobres, Batedores, ourives. Os pescadores só servem para dar ponto em conjunto com o Batedor, e no fim do jogo, cada um alimentando 5 Vikings, contando com ele mesmo.

Após a 6ª pontuação, o jogo termina com uma pontuação final, que inclui:
  1. Barcos: cada Navio não repelido pelos guerreiros, faz seu dono perder pontos/dinheiro indicado pelo barco.
  2. Moeda/ouro: cada 5 moeda = 1 ponto de vitória (pv)
  3. Barqueiros: quem tiver mais Barqueiros ganha 10 pv. Empates, todos ganham. Uma nota é que na última grande pontuação, todos jogadores devem usar tantos de seus Barqueiros quantos forem necessários para transferir seu Vikings para as ilhas.
  4. Ilhas Completadas: quem tiver mais ilhas completadas (inicio, meio(s), e fim), ganha 7 pv. Não precisa ter Vikings nestas ilhas.
  5. Ilha mais longa: quem tiver a ilha mais longa, ganha 5 pv.
  6. Super ou subnutridos: cada jogador conta todos seus Vikings (não importa se estão ou não nas ilhas, incluindo os barqueiros). Cada Pescador, em pé (não atacado pelos barcos), alimentarão ele mesmo e 4 outros Vikings. 
    A) Para cada Viking a mais que ele poderá alimentar, o jogador ganha +2 pv.
    B) para cada Viking que o Pescador não puder alimentar, se perde 1 pv.
O jogador com mais PV ganha o jogo, caso empate, o jogador com mais ouro ganha.

Acho um ótimo jogo, com tempo de jogo excelente (em torno de 1h), um sistema de compras bem disputado, e a forma de se montar os tiles que nos faz sempre buscar decisões táticas a cada rodada.

Nota do jogo: 8.0

Nenhum comentário: