5 de junho de 2016

SHIPS - História dos Barcos através das Eras


SHIPS
Neste primeiro sábado de junho, finalmente veio à mesa o Ships, o mais recente lançamento do famoso Inglês, Martin Wallace. Criador de jogos inteligentes de cunho econômico/administrativo.

Histórico
O Ships, segundo seu criador, fecha um círculo de jogos com o tema de meio de transporte. Começou em 2002 como Age of Steam, seguido pelo Airplanes, Automobile e encerrando com o Ships.

Em suas palavras, são raros jogos que valorizam a história do meio de transporte mais influente na história da humanidade, no caso, os Navios e barcos.

Visão Geral
Em Ships, cada jogador vai numa corrida pelas grandes eras dos Navios, começando pelas Embarcações fenícias e egípcias, e geléias romanas, passando pelos Galeões Portugueses e Espanhóis, até a criação dos navios a vapor, até os Porta-aviões.

Tabuleiro
O tabuleiro principal do jogo tem um caminho dividido em quadrados, simbolizando as Eras dos Navios. Começa na 2ª Era, até a 11ª, e cada era tem 2 quadrados (tipos de barcos Mercantil e Guerra).

Além disso, há 3 tipos de barcos que aparecerão nas Eras. Primeiro vem as Galeias, depois os Galeões, e por fim os Barcos a vapor.

No centro do tabuleiro, há um mapa estilizado, simbolizando uma parte da Europa antiga, e o restante do mundo, com suas principais localizações (cidades). Todos os locais são agrupados por Nível. Começando pelo nível 2, indo até o Nível 7. Foi feito isso para se manter a ordem cronológica de descobertas.

Em cada local há um local circular (a cidade) que se ganha bonus assim que a possir, colocando um disco de sua cor nele. E há espaços para se por cubos (representando comércio), que se ganha tambem recursos diversos, ao se preencher com seus cubos.

Essas localidades vão sendo exploradas, seguindo uma sequencia numérica/histórica. E para se avançar de um grupo para outro, há custos em tokens de Navegacão (que se conseguem de diversas formas no jogo).

Alem disso, há uma tabela no centro do tabuleiro, lembrando aos jogadores quanto custa a venda de cada mercadoria, e as que podem ser convertida em outros recursos, ou não). Por exemplo, o Óleo pode ser convertido em tokens de Navegaçào e moeda (mas só se for para uso imediato).

Tabuleiro Individual
Cada jogador tem seu tabuleiro.
  1. Na parte de cima, onde se tem 2 linhas:
    A) ARMAZEM: a primeira linha, para se armazenar as mercadorias obtidas durante o jogo. O limite são os espaços vazios, que no caso do início, só há 2 espaços. Se consegue mais espaços a medida que for fazendo a ação de COLOCAR BARCOS no tabuleiro, na caixa de BARCOS DE GUERRA.
    B) BANCO: a segunda linha, para armazenar moedas. Da mesma forma que para as mercadorias, o espaço do armazém vai se ampliando na medida em que se vai fazendo a ação de COLOCAR BARCOS, na Caixa BARCO DE GUERRA.
  2. No meio, tem as seguintes áreas:
    A) ESTOQUE DISPONÍVEL: Aqui se se colocam todos seus cubos de sua cor, e os cubos pretos (ações livres). Além dos tokens de NAVEGAÇÃO, e de FÁBRICA, que se consegue durante a partida. No inicio do jogo, cada jogador recebe 9 cubos de sua cor e 2 cubos pretos (ações livres).
    B) AÇÕES: Tem 8 espaços, e cada espaço é uma ação que você pode fazer durante seu turno, pagando os custos de ativação, que são cubos e moedas.
  3. No fim, tem a seguinte área:
    Cubos de Ação: nesta área é onde se informa e se colocam no inicio da sua rodada, os número de cubos de sua cor disponíveis vindos da área “Estoque Disponível” para ativar as ações, bem como a quantidade de cubos pretos (ações livres) que você recebe, vindo da área de “Estoque Disponível” ou de fora (suprimento). São esses cubos de sua cor que você poderá usar no seu turno para ativar as ações desejadas.
Cartas
O jogo tem um deck de cartas, que está dividido em 3 Eras. Este deck de cartas é dividido em 3, por Era. Em cada inicio de Era, se descarta as cartas da Era anterior, e se colocam 12 novas Cartas da Nova Era que se iniciou. Estas cartas são compradas, e usadas imediatamente. Elas dão recursos, ações, e pontos de vitória.

SEQUÊNCIA DE JOGO
NA sua vez de jogar, cada jogador faz a seguinte sequência:

1º -  Movimenta (caso tenha) 2 cubos de sua cor para a área “Cubos de Ação”. E também pega y cubos pretos (ação livre), do suprimento de fora, para a Área de ’Cubos de Ação", aonde y depende da Era: Era da Galeia será 0, do Galeão será 1, e do Barco a Vapor será 2

2º  - Faz sua Ações, usa os cubos que estão na área de “Cubos de Ação”, e também qualquer quantidade de cubos pretos (ação livre) que tenha (tanto na Área de “Cubos de Ação” quanto na de “Estoque Disponível”).

As ações disponíveis são: Colocar barco, Melhorar barco, Remover UM barco, Pegue UMA carta, Pegue uma moeda, Pegue 2 tokens de Navegação, Venda Mercadorias, Pegue de volta seu(s) Cubos.

Esta é a fase mais importante do jogo, aonde acontece todas as ações, inclusive, se ativam algumas pontuações no meio da partida:

A) Uma delas é quando se constrói o primeiro navio numa nova Era. O jogador terá que pagar o preço, em tokens de Navegação indicado na caixa de passagem. E receber os pontos de vitória indicado na Caixa da Era correspondente, e todos os jogadores, inclusive o jogador ativo, perderá pontos de vitória para cada barco que esteja obsoleto (2 e 3 níveis abaixo do novo).

B) A outra pontuação é quando se Constrói um Navio, independente da era, e se ganha ou um Disco ou um Cubo, para se por num local no mapa, e o jogador escolhe por numa cidade que esteja num nível novo (exemplo, no início do jogo só se põe nos locais de nível 1, e depois de se ter discos e/ou cubos neste nível, se pode colocar no próximo nível (nível 3), pagando os custos para isso. Em seguinda, se ganha pontos por cada Disco e Cubos que esteja naquele nível (3 pontos por cada Disco e por cada cubo, mais 1 ponto de bonus para cada cubo que seja da mesma cor do disco da cidade).

3º Limpeza, aonde o jogador descarta quaisquer cubos pretos que usou durante esta fase, para o suprimento geral, e se sobrou cubos pretos sem ter usado, eles retornam para a área de “Estoque Disponível”. Desmarca o cubo (caso tenha ativado) da Ação “Pegue uma Carta”. E depois passa a vez para o próximo jogador.

Fim do Jogo
O jogo chega ao fim assim que tenha colocado 5 ou mais Navios quaisquer na 11ª Era . E que todos jogadores tenham tido a mesma quantidade de Turno.

Cada jogador vende todas as mercadorias restantes, e depois para cada 2 de moeda, se ganha 1 ponto de vitória. O jogador com mais pontos de vitória, ganha, em caso de empate, a vitória será compartilhada.

Considerações Finais
Ships é ao mesmo tempo simples, e complexo nas suas escolhas e nas possibilidades.
Muitos outros detalhes acontecem no jogo, mas vale cada minuto.

Recomendo fortemente para quem gosta deste estilo, eurogame puro, com alto grau de analise e escolhas!

Nota:8.5

Nenhum comentário: