8 de agosto de 2016

DOGS - Seu canil, uma vida de Cão!


DOGS
Sinta na pele a vida de cão de um dono de canil!

Brincadeira à parte, este Eurogame do brasileiríssimo Marcos Macri vai fazer você pensar bastante!

Um jogo de 2–4 jogadores, de 60–75 minutos, nos faz dirigir pela cidade e pelo campo catando os cachorros soltos ou perdidos, e alguns doentes, de várias raças.

É um jogo de administração de recursos, escolhas de rotas, e worker placement.

CONFIGURANDO O JOGO

Primeiro, há um tabuleiro principal representando uma cidade no centro e sua periferia (campo).

Nele, a cada rodada são espalhados, em locais marcados, tiles de cães de diversas raças e estados (normais, doentes ou fugitivos).

Há dois tipos de tiles de cães: os que ficam no Centro da cidade (fundo marrom), e os que ficam no Campo (fundo verde). São formados duas pilhas separadas e são colocados em suas respectivas áreas no fim de cada rodada. Eles também indicam o fim do jogo.

Cada jogador tem seu próprio tabuleiro (canil). Com suas divisões: baias para se colocar os cães, enfermaria para se por os cães doentes, e os depósitos para cada recursos do jogo (dinheiro/ração/remédio/gasolina).

Cada jogador recebe as seguintes fichas de recursos iniciais: 3$, 6 Gasolinas, 2 rações, 2 medicamentos.

Há um retângulo cartonado de Ações do jogo, colocado ao lado do tabuleiro central. Neste retângulo de ações são colocados 2 cartas (do baralho misturado das cartas Especiais e de Recursos) na parte superior de cada ação.

É nesse retângulo que colocamos nossos 2 tokens (chamados de dono do canil e seu ajudante) para ganhar uma das 2 cartas bônus que ficam na parte superior da ação e ativar a ação desejada.

Para ajudar, há um cartão grande, que mostra um resumo das fases do jogo e a pontuação final. Ele fica na mesa para que todos possam vê-lo.

Tudo muito simples de se aprender, mas que deve-se ficar atento aos diversos detalhes do jogo, pois não são poucos.

FASES DO JOGO

As fases do jogo são:

1ª RECOLHER CÃES: cada jogador recebe 1 moeda de ajuda, e parte com seu caminhão/carrocinha do centro da cidade, indo de espaço a espaço marcado, gastando gasolina ao chegar ou passar por um ponto. Assim que coleta um cão, ele coloca no seu caminhão (se o cão tiver a marca de “procurado”, ele é entregue diretamente na Feira de cães e o jogador recebe X de dinheiro, aonde X está impresso no local aonde o cão foi achado).

Vai girando entre os jogadores até todos passarem. Lembrando que sempre se deve reservar 1 gasolina para quando se passar, ela é gasta, simbolizando que você pode retornar para seu canil.

O primeiro e último jogador a passarem recebem um bônus: uma ficha de recurso qualquer (ou gasolina, ou ração, ou remédio).

Em seguida todos jogadores devem organizar seus cães capturados em suas baias ou enfermaria (no caso dos doentes).

Tem uma carta que cura os cães doentes recém capturados.

É nesta hora que temos que tomar várias decisões importantes: como cada baia só pode comportar 2 raças distintas, e no máximo 4 cães, e no inicio do jogo só temos disponíveis 2 baias, temos que ver se dá para alocar todos os cães capturados; caso não tenha espaço para algum ou alguns, eles terão que ser doados ou para a feira de cães ou para algum outro jogador.


Observação importante: No fim desta fase: a) se acontecer de a quantidade de tiles de cães for insuficiente para preencher os espaços vazios deixados ou b) nenhum jogador moveu nem pegou cães nessa fase, então essa será a última rodada do jogo!


2ª AÇÕES: agora vamos usar os 2 marcadores (discos) para ativar as ações disponíveis na cartela de ações.

Lembrando que acima de cada ação há 2 cartas que o jogador terá que escolher uma delas para ficar. Cada carta tem sua hora certa de usar.

Outro detalhe é que cada espaço de ação só pode comportar no máximo 2 marcadores (1 marcador, para 2 jogadores).

As ações são:
  • PREFEITURA: podemos construir uma nova baia (custo de 2$). São 3 novas baias que se pode construir. Elas vão dar pontos de vitória no fim do jogo (2/3/5 pontos). E te digo, precisamos urgentemente dessas novas baias para colocar mais cães!
  • ARMAZÉM: Pode trocar (no máximo) 2 fichas de recursos por 2 outros recursos quaisquer (lembrando que os recursos são gasolina, ração e remédio).
  • PET SHOP: O jogador pode comprar gastando 1$ o kit com ou 2 rações/2 remédio/1 ração e 1 remédio. Pode gastar quanto queira.
  • VETERINÁRIO: O jogador gasta seus remédios (1 remédio cura 1 cão), tirando ele da enfermaria e colocando em um baia válida.
  • FEIRA DE CÃES: Aqui o jogador tem 3 opções: a) Venda de 1 cão: Vende um cão por 2$, mas ele tem que estar na carta da Feira do Cão (essa carta mostra umas 4 raças que a Feira quer comprar); b) Compra de 1 cão: Pode comprar qualquer cão que esteja na feira (independente da carta da Feira). O valor do cão é 10-X (X = número de cães na Feira). O mínimo a se pagar é 1$; c) Troca de 1 cão: O jogado troca um de seus cães por outro da feira, e sem intervenção da carta da Feira.
Após todos jogadores terem usado seus dois marcadores, a fase de ação termina.

3ª FINAL DE RODADA: Acontece 5 coisas importante nessa fase:

A) ALIMENTAMOS NOSSOS CÃES: Gastamos Y de ração, onde Y = número de baias ocupadas. Se deixar uma baia sem comida, 1 dos cães daquela baia adoece e vai para a Enfermaria;

B) PAGAMOS O SALÁRIO OU CONTRATAMOS O AJUDANTE: Para podermos usar o segundo marcador, na fase de Ação, precisamos pagar 1$. Caso não possa ou não queira, seu segundo marcador ficará fora do canil, e na próxima Fase de Ação, só terá 1 marcador. Para recuperar o seu ajudante que está fora, basta contratar ele de volta por 1$.

C) TROCAR CARTAS: Todas as cartas que sobraram acima do quadro das ações são descartas e colocadas novas (2 em cada espaço acima das ações). Troca-se a carta de cima da Feira, pela próxima, colocando a anterior embaixo da pilha.

D) REPOR FICHAS DOS CÃES: Vai se preenchendo os espaços vazios no tabuleiro, com as fichas dos cães, de forma aleatória, e no seu respectivo setor (fundo verde no campo e fundo cinza na cidade).

FIM DO JOGO

Como foi falado antes, se uma das 2 condições ocorrerem (ou não tem tiles de cães suficiente para preencher o tabuleiro, ou nenhum jogador moveu seu caminhão e nem coletou cães com ele), o jogo termina e segue a pontuação final.

PONTUAÇÃO FINAL

O que vai te dar ponto será:

1) Pontos por Baia
a) 1 par de cães da mesma raça = 2pts.
b) 1 par de cães da mesma raça e 1 avulso = 3pts.
c) 2 pares diferentes = 5pts.
d) 1 trio de cães da mesma raça = 8pts.
e) 1 quarteto da mesma raça = 12pts.

2) Pontos por Construção de Baias adicionais
2/3/5pts. Precisa estar construída e ter pelo menos 1 cão dentro dela.

3) Diversidade no Canil
Cada tipo de raça (não doente) no seu canil vai te dar 2pts por raça.

4) Ajudante
Vale 2pts se foi pago seu salário.

5) Recursos sobrando
A cada 3 fichas de recurso (gasolina, ração e remédio) em qualquer combinação vale 1pt.

6) Cão doente na Enfermaria
Cada cão deixado na enfermaria vai te dar –2pts.

Soma-se tudo, e o jogador com mais ponto é o vencedor. Empate? Entre os empatados, o que tiver mais cães sadios.

CONSIDERAÇÕES DO JOGO

O Marcos Macri como sempre, segue uma linha de eurogames fantásticos.

O Dogs não foge a idéia de jogo com múltiplos caminhos, e com tempo curto para se fazer tudo que se precisa.

Terminamos o jogo com raiva por não ter dado tempo de fazer tudo que planejamos, e qualquer erro de escolha, adeus pódium de melhor Canil!


Nota do jogo: 8.0

2 comentários:

abruk disse...

Está programado para a Europa?

Nielison Brito disse...

não sei dizer, amigo. nunca vi nada a respeito. =]